Receita de rosbife de lagarto

Você já conhece o rosbife? Sabe como ele é feito?

O rosbife é um prato tradicional do Reino Unido, feito com carne bovina, preferencialmente cortes nobres da parte traseira do boi, como o lagarto, o contra filé e o patinho. O que o distingue de outros pratos preparados ao forno é que no exterior ele é bem assado, mas por dentro seu ponto é mais mal passado.

Normalmente servido frio, o rosbife harmoniza muito bem com cervejas mais intensas, como as variedades old ale e strong ale, que possuem o sabor mais acentuado graças a uma concentração maior do malte. Mas se você gosta mais de vinho, uma boa pedida para o rosbife são os tintos franceses de Bordeaux – como o Bordeaux supèrieur e o Listrac-Medoc.

Muita gente acha que fazer um rosbife é muito complicado, mas nós estamos aqui para dizer que não, não é bem assim: na verdade, fazer a receita de rosbife não tem muitos mistérios, e esse prato pode ser incorporado no seu cardápio sem maiores problemas.

Está duvidando? Então confira essa receita super exclusiva que nossa cliente nos enviou. A Bárbara Nunes é nutricionista, gastróloga e uma cozinheira de mão cheia. Com seus conhecimentos e os ingredientes de qualidade do Açougue do Nilo, ela elaborou uma receita de rosbife perfeita para servir como tira gosto ou até como prato principal.

Preparado? Então vamos lá!

 

Ingredientes

 

  • 400g de lagarto sem a capa de gordura
  • 2 colheres (chá) de sementes de mostarda
  • ½ colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
  • 1 colheres (sopa) de páprica picante
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite

 

Modo de preparo do rosbife

1 - Caso a peça esteja com a capa de gordura, com uma faca, corte bem rente à carne, mantendo o formato da peça e descarte.

 

Rosbife passo 1

 

2 - Coloque as sementes de mostarda, os grãos de pimenta-do-reino no pilão e bata bem para moer. Junte a páprica picante, o sal e misture.

 

rosbife passo 2

 

3 - Sobre uma assadeira, regue o rosbife com 1 colher (sopa) de azeite e polvilhe com a mistura de especiarias. Espalhe com as mãos para temperar bem toda a superfície da carne.

 

rosbife passo 3

 

4 - Leve ao fogo médio uma panela grande para aquecer. Quando estiver bem quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e disponha a peça de lagarto temperada. Deixe por cerca de 5 minutos até dourar e vá virando a peça para dourar todos os lados por igual, inclusive as pontas. No total, a carne leva cerca de 30 minutos para ficar no ponto (bem dourada por fora e vermelha no centro).

 

rosbife passo 4

 

5 - Transfira o rosbife para uma assadeira, cubra com papel alumínio e deixe descansar por cerca de 10 min – nesse período os sucos vão se redistribuir pela peça deixando a carne mais suculenta.

6 - Assim que a peça de rosbife estiver morna, embale com filme bem justo para modelar e leve para a geladeira. Deixe por, no mínimo, 1 hora para firmar – assim fica mais fácil de fatiar mais fino.

 

rosbife passo 5

7 – Sirva com legumes, saladas, massas ou pode ser utilizado para substituir embutidos como presunto, peito de peru, entre outros em lanches.

 

Algumas pequenas observações

  • O rosbife pode também ser temperado com ervas;
  • Se quiser bem passado deixe mais tempo de cada lado (cerca de 8 minutos);
  • Caso queira servir quente pode cortar sem deixar no refrigerador por 1h, porém será mais difícil de cortar pedaços finos.