Blog
Receitas de panelinhas tradicionais para fazer em casa
Quem não gosta de uma comida quentinha à mesa, pronta para ser saboreada com a família? Nesse quesito, as receitas de panelinhas ganham destaque, já que conseguem manter o calor e o sabor do alimento até a última garfada.
Se você ainda não conhece as panelinhas tradicionais, o Açougue do Nilo apresenta para você: elas são pequenas panelas que, tradicionalmente, servem alguns dos pratos mais clássicos de Goiânia, em Goiás. Entretanto, sua história começa lá na Europa, na França, país em que as cocottes — as panelinhas — reinam.
As receitas de panelinhas ganham esse nome porque são feitas e consumidas dentro delas mesmas. Tudo isso garante um toque rústico e especial a todo preparo nessas queridinhas da cozinha.
Quer garantir um prato saboroso e quentinho do começo ao fim e ainda surpreender sua família e convidados? Aprenda a seguir 4 incríveis receitas de panelinhas tradicionais!
Receitas de panelinhas tradicionais goianas
Trazida diretamente de Goiânia para o restante do Brasil, a receita que leva o nome do utensílio em que é feita é digna de almoços de domingo em família. A receita tradicional mistura legumes, carne de frango e linguiça, com um contraste entre sabores que impressiona. Veja como é fácil fazer:
Ingredientes
- 1 xícara de linguiça bovina fatiada em rodelas;
- 1 xícara de peito de frango em cubos;
- 3 colheres (sopa) de molho inglês;
- 2 colheres (sopa) de requeijão;
- 2 colheres de coentro picado;
- 1 xícara de milho refogado;
- 1 colher (chá) de açafrão;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 4 xícaras de arroz cozido;
- muçarela a gosto;
- 1 copo de água;
- sal a gosto;
- 2 tomates;
- 2 cebolas.
Modo de preparo
Para começar essa receita, prepare o arroz normalmente em uma panela convencional e, depois, reserve-o.
Já na panelinha, coloque um fio de azeite e refogue a cebola. Em seguida, adicione: tomate, açafrão, coentro, linguiça, frango e milho. Mexa bastante para refogar todos os ingredientes por igual. Em seguida, despeje o molho inglês e mexa mais um pouco.
Então, adicione com cuidado na panelinha colheradas do arroz já cozido, mexendo para que tudo se misture bem. Acenda o fogo e acrescente um copo de água quente, para que o arroz fique empapado de propósito.
Assim que a água começar a secar, jogue o requeijão por cima e a muçarela, e tampe a panelinha. Desligue o fogo e espere secar por alguns minutos.
Viu como foi moleza fazer uma das mais clássicas receitas de panelinhas do Brasil?
Escondidinho de costela com mandioca
Esse clássico das receitas de panelinhas das cozinhas do sul do país e de Minas Gerais é super fácil de fazer e surpreende pelo sabor concentrado. A suculência da costela bovina ganha a textura e a suavidade da mandioca, típica da culinária de campo, em um preparo maravilhoso.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 1kg de mandioca em pedaços;
- 1 colher (sopa) de vinagre;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- 200g de muçarela ralada;
- pimenta-do-reino a gosto;
- 1 xícara (chá) de leite;
- 1kg de costela bovina;
- 2 tomates maduros;
- 3 dentes de alho;
- 1 litro d’água;
- sal a gosto;
- 2 cebolas.
Modo de preparo
Corte os tomates ao meio, retire as sementes e pique os pedaços em cubos pequenos. Depois, tire as cascas dos alhos e cebolas e fatie tudo em quadradinhos. Reserve.
Pegue a costela e tempere-a com o sal e a pimenta-do-reino ao seu gosto. Leve-a à panela de pressão com bastante água, até cobrir a carne, e deixe cozinhar por 40 minutos. Depois desligue, espere a pressão sair e, com cuidado, desfie a costela. Espere a carne esfriar um pouco.
Então, pegue a cebola, o alho e o tomate, refogue-os em uma panela para dourá-los e, em seguida, acrescente a costela desfiada. Mexa bastante para a carne pegar sabor. Refogue por 15 minutos e desligue o fogo. Reserve a mistura.
Agora, você vai fazer o purê, que é muito simples. Cozinhe a mandioca – já descascada e cortada – na água em que fez a costela, com um pouco de sal. Deixe-a por até 30 minutos. Ela deve ficar muito macia a ponto de quase derreter.
Assim que a pressão da panela sair, pegue a mandioca ainda quente, com um pegador e coloque-a em um escorredor. Depois que a água escorrer, amasse cada pedaço no espremedor de purês.
Em uma panela, esquente o leite e a manteiga, mexa até ficar homogêneo e adicione a mandioca amassada. Mexa com uma colher de pau até pegar a consistência de purê.
Depois, é só misturar o purê com a costela temperada e colocar na panelinha, até chegar ao topo. Polvilhe a muçarela ou queijo parmesão por cima e leve ao forno para gratinar. Está pronto o seu escondidinho de costela com purê de mandioca, das receitas de panelinhas tradicionais.
Arroz carreteiro
Essa é uma das receitas de panelinhas que une o grão popular das mesas brasileiras com outros sabores já bem conhecidos. Um arroz carregado em ingredientes cheios de sabor, como o bacon e a carne-seca, que alimenta qualquer pessoa que precisa de muita energia para um dia de trabalho intenso.
Ingredientes
- 200g de carne-seca dessalgada e desfiada;
- meia xícara (chá) de salsinha fresca;
- 50g de bacon defumado em cubos;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- 2 xícaras (chá) de arroz;
- 4 xícaras (chá) de água;
- pimenta-do-reino a gosto;
- 2 linguiças calabresa;
- 2 dentes de alho;
- sal a gosto;
- 1 cebola.
Modo de preparo
Aqueça a água em uma panela, em fogo baixo. Enquanto isso, tire a casca da cebola e fatie-a em rodelas finas. Depois, descasque o alho e corte-o em pequenos quadrados. Agora corte as linguiças em rodelas grossas.
Na panelinha, aqueça o óleo e depois jogue os pedaços de linguiça e o bacon. Refogue-os por até cinco minutos, sempre mexendo. Acrescente um pouco de sal, a cebola, a carne-seca e o alho e cozinhe por mais cinco minutos.
Agora, acrescente o arroz à essa mistura e jogue, com muito cuidado, a água quente da outra panela. Misture tudo muito bem, deixe a panelinha em fogo médio e tampe-a, para o arroz ficar macio e cozinhar o restante dos alimentos.
Aguarde cerca de 15 minutos ou até a água secar e, então, desligue o fogo. Para incrementar, você pode jogar salsinha ou cebolinha picada por cima.
Ficou pronto o seu arroz carreteiro de panelinha!
Baião de dois
Se você ainda não conhece uma das receitas de panelinhas e panelonas mais tradicionais do nordeste brasileiro, não sabe o que está perdendo. O baião de dois recebe um toque típico das panelinhas tradicionais nesse preparo fiel às suas raízes e com sabor de sobra para ninguém colocar defeito.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho;
- 3 xícaras (chá) de arroz branco;
- 1 xícara (chá) de queijo coalho;
- 3 colheres (sopa) de manteiga;
- 2 dentes de alho amassados;
- 50g de bacon;
- pimenta-do-reino a gosto;
- salsa picada a gosto;
- 1 linguiça calabresa;
- sal a gosto;
- 1 cebola.
Modo de preparo
Primeiro, prepare o arroz e o feijão-fradinho. Tempere-os e cozinhe na água, como normalmente são feitos, e reserve-os. Um detalhe importante: mantenha o caldo do feijão.
Depois, fatie em cubos a linguiça, o queijo coalho, o bacon, a cebola e reserve-os. Em seguida, coloque a manteiga na panelinha e acenda o fogo. Assim que a manteiga derreter, jogue os ingredientes já picados, os alhos amassados e um pouco de sal.
Refogue tudo por até cinco minutos e acrescente o arroz e o feijão com o caldo, sempre misturando. Assim que a panelinha encher, desligue o fogo e sirva-se dessa maravilha das receitas de panelinhas da culinária brasileira!
Viu como dá para incrementar o seu cardápio e surpreender a família com receitas de panelinhas tradicionais fáceis e muito saborosas? Você pode mudar a quantidade de ingredientes conforme o seu gosto e melhorar ainda mais o seu preparo.
Precisa de mais preparos rápidos para o dia a dia? Confira o artigo com surpreendentes receitas para a semana!